Pular para o conteúdo principal

Etiqueta Social



A palavra "etiqueta" origina-se dos vocabulários: "ETI" que quer dizer "dentro" e "IQUETA" que significa "norma". Ou seja, etiqueta são normas que vêm de dentro, portanto, comportamentais.


A etiqueta (do francês étiquette) social é um conjunto de regras de comportamento dentro da sociedade, as quais são criadas a partir de práticas e das tradições que passam de geração para geração. Pode ser considerada a arte dos bons costumes e boas maneiras. Ela define o comportamento ideal, através das regras que estabelecem a maneira adequada de agir.


A etiqueta social pode ser considerada sinônimo de educação, respeito, elegância e cordialidade, estando associada a diversos aspectos: linguagem corporal e verbal, vestimentas, cumprimentos, gestos, etc.


Um exemplo de comportamento que a etiqueta observa é o cumprimento:


-O aperto de mão deve ser firme, para passar respeito, porém não deve ser muito fraco, e nem muito forte. Deve haver um equilíbrio. O aperto fraco simboliza falta de determinação e medo e o aperto muito forte é agressivo e dominador.
  • Um beijo ou aperto de mão? Isto irá depender do grau de intimidade que se tem com a outra pessoa. Quando for uma apresentação, oferece-se sempre a mão.
  • Sorrir e ser simpático é fundamental em qualquer cumprimento, quem não gosta de ser bem tratado e de receber um belo sorriso?
  • Quem chega ao local sempre deve cumprimentar os demais que estão presentes.
  • A pessoa mais jovem sempre é apresentada à mais velha, e sempre deve ser aproximar desta para cumprimentar. Se a pessoa mais velha estiver sentada, é importante que a pessoa mais jovem se aproxime.
  • Sempre apresente-se ao anfitrião assim que chegar a um evento, principalmente se você for convidado por outra pessoa.
  • Beijar a mão de uma mulher na hora do cumprimento não é prática comum hoje em dia, e quando for, deve ser apenas feita com senhoras, nunca com senhoritas.
  • Se você for apresentado a alguém e não entendeu o nome, pergunte novamente. É essencial guardar o nome dos novos conhecidos.
  • Sempre ao cumprimentar, olhe nos olhos da pessoa.


  • Etiqueta de elevador: quem entra no elevador residencial cede o passo aos mais idosos e as senhoras, e faz uma saudação com um aceno de cabeça simples. Quem recebeu a saudação, deve corresponder com a mesma gentileza.
  • Não se estende a mão a um doente ou na mesa de refeições.
  • Não precisa apertar a mão da galera toda que estiver presente, basta saudar com a cabeça.
  • Não estenda a mão, num restaurante, quando se está à mesa ou a outra pessoa o está. Basta uma saudação com a cabeça. Não é frescura, dependendo da mesa, qualquer movimento brusco pode derrubar um copo, uma taça etc.
  • Em casamentos, evite cumprimentar os noivos por um período muito longo, pois o casal terá muitas pessoas para cumprimentar neste dia.
  • Se for seu casamento, é possível agradecer os presentes e flores na igreja ou salão de festas, ou, como vemos nos filmes, enviarum bilhete agradecendo todas as pessoas depois das festividades.
  • Não é preciso nem dizer que dar “bom dia “, “boa tarde” ou “boa noite”, seja em que lugar e com quem for é uma regra de etiqueta. Além disso, o “por favor”, o “obrigado” e “minhas desculpas” sempre deverão ser usados.
Etiqueta deTelefone
Não curto muito charadas pelo telefone do tipo:
  • Alô?
  • Oieee!
  • Quem fala?
  • Como assim não sabe que está falando? Não lembra de mim...? Ai…Nossa, faz tanto tempo assim...?
E você fica naquela dentro de sua cabeça…. “Hummm, será que é Fulano? Será que é Beltrano? Se eu perguntar a pessoa vai ficar chateada…” E fica aquele silêncio super constrangedor até a pessoa finalmente se identificar.
Veja algumas dicas de como falar ao telefone com educação, e sem ter que criar situações constrangedoras:
  • Antes de tudo, identifique-se ao fazer uma ligação. A pessoa do outro lado da ligação não tem obrigação de reconhecer sua voz, você não é tão especial assim.
  • Não fique fazendo jogos de advinhação, quando a pessoa não se identificar, escolha logo frases simpáticas, como: “Pode dizer-me o seu nome, por favor?”, e se pessoa insistir no joguinho, peça desculpas por não reconhecer a voz e pergunte quem é.
  • Quanto ao assunto a ser tratado, evite frases como “É para quê?” ou “Qual o assunto?”, prefira “Em que posso ajudar?”;



imagem: pixabay.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recebendo com charme (Queijo Camembert)

Às vezes nós queremos receber visitas em casa e queremos parecer um pouco mais...como dizer...refinados.
É claro que nem sempre temos tempo de planejar e comprar um banquete para receber aquela visita com charme. É por isso que pensando nisso decidi compartilhar uma de minhas dicas infalíveis, o queijo Camembert. Este "queijo branco mole", cujas características principais são a casca branca aveludada, o interior cremoso e aromas e sabores que lembra cogumelos é uma maravilha.
Com uma textura cremosa e sabor suave, o Camembert, além de delicioso, é super prático e fácil de preparar, levando apenas 10 minutos para ficar no ponto macio quase derretido.
Podemos servi-lo com mel ao final de uma refeição, como petisco com torradas etc.  
Essa maravilha ainda harmoniza com cervejas no estilo Lagers e Pale Ales, além de harmonizar bem com vinhos brancos e espumantes ou vinhos tintos mais leves.





Charlotte Royale - LOW CARB

Assisto Bake Off Brasil religiosamente. Todo sábado (e terça-feira no H&H) estou a frente da TV para ver as delícias (que não posso comer porque estou de dieta). Por isso quando tenho a oportunidade, tento adaptar a receita para que eu possa comer sem muita culpa (e com moderação). Dessa vez fui agraciada com a receita da Carol de Charlotte Royale e decidi fazer um experimento que deu muito certo!
É claro que não fica 100% igual, até porque é a primeira vez que faço uma Charlotte, mas fiquei feliz com o resultado. Basicamente o que eu fiz foi substituir alguns ingredientes da receita da Carol Fiorentino.

Detalhe: fiz meia receita (não queria desperdício caso não desse certo)





Para o pão de ló de chocolate, você vai precisar de:
- 3 ovos - 95 g de farinha de Coco* (A principal característica desse alimento é que ele mistura fibras com gorduras.) ou Oleaginosa. - 35 g de Cacau em pó - 75 g de Adoçante culinário - 75 ml de água - 1 colher de chá de fermento em pó
Como preparar:
Bata …

Ovo Rancheiro Rápido - Low Carb

Chegou a fome, estou na Low Carb...olho na geladeira e só tem:

Ovo 2 tomates 1/2 cebola 2 dentes de alho Linguicinha calabresa em conserva

Beleza, dá pra fazer uma bela refeição com isso gente, se liga.
1. Corte duas linguicinhas em vários pedaços. 2. Pique a cebola, o alho e o tomate. 3. Jogue a linguicinha em uma panela quente e deixe soltar gordura e dourar. 4. Junte a cebola, deixe murchar e logo junte o alho, até dourar um pouquinho. 5. Junte o tomate e 2 dedos de água. 6. Adicione uma pitada de sal (lembrando que a linguicinha já é salgada). 7.Tampe a panela por 5 min. 8. Quebre um ovo e o adicione à panela, para cozinhar com o molho. 9. Adicione uma pitada de sal (se quiser, eu quase nunca coloco) e uma pitada de pimenta do reino. 10. Deixe cozinhar até a clara ficar branca e tampe a panela por 1 min,
Quando a clara estiver bem branquinha e a gema estiver bem amarela e quase formando a película branca por cima (a gema eu deixo mole), você apaga o fogo e serve. 
Super rápido, f…