Qual a diferença entre sociopata e psicopata?




Popularmente estamos sempre sendo expostos a falas como "aquele fulano é um sociopata, olha o que ele fez com..." Ou então, "fulana só pensa nela, que narcisista". Nos filmes então psicopata, sociopata e Narcisista são o trio de ouro para um thriller. 

A questão é que somos influenciados por esses filmes e influenciamos a criação dessas histórias também. Logo, alguns conceitos foram se popularizando e tomaram a forma do sociopata e do narcisista. Mas existe uma diferença, e a psicologia está trabalhando nela de forma a identificar melhor essas personalidades. Tanto que atualmente não se usa mais esses termos.

O que normalmente nos referimos como Sociopata na verdade é Transtorno de Personalidade Antissocial, caracterizado por um padrão generalizado de descaso com as consequências e direitos dos outros. A pessoa com esse transtorno não costuma sentir remorso ou empatia pelos outros. Pessoas com esse transtorno também costumam possuir charme superficial, são impulsivas e se irritam facilmente.

A prevalência costuma ser de aproximadamente 3% na população dos EUA, sendo mais comum em homens do que em mulheres (6:1). Embora tenha causa multifatorial (genética, ambiente), parece possuir forte componente hereditário.

Já o Narcisista se trata de Transtorno de Personalidade Narcisista, caracterizado por um padrão generalizado de grandiosidade, necessidade de adulação e falta de empatia.  Costumam ser pessoas que têm a dificuldade de regular a autoestima e precisam de louvação de pessoas a seu redor. Elas também costumam desvalorizar outras pessoas para que possam manter um sentimento de superioridade.

A prevalência desse transtorno pode chegar a aproximadamente 6,2% da população norte-americana, sendo mais comum em homens também. O Dr. Kirk Honda mencionou em seu podcast que alguns estudos indicam que há forte influência do contexto social relacionado a status e competitividade, muito mais focada em homens.

Ambos são Transtornos de Personalidade, que são geralmente são padrões generalizados e persistentes de perceber, reagir e se relacionar que causam sofrimento significativo ou comprometimento funcional (MSD Manual). De acordo com o DSM-V, existem 10 tipos de Transtornos de Personalidade e eles estão separados em 3 grupos. O Antissocial e o Narcisista estão no grupo B, logo é possível notar algumas semelhanças entre os traços.

Há de se considerar também que para se diagnosticar (psiquiatra ou psicólogo) o Transtorno é preciso que o paciente preencha 5 ou mais critérios de diagnóstico  disponíveis atualmente no DSM -V. Também existe a possibilidade da pessoa ter Traços, mas não necessariamente o Transtorno.

Não tem transtorno                 Traços                             Transtorno


________________________________________________________________________>



O "sociopata" ou "psicopata" costumam ter a prevalência de 3%, já "narcisista" em torno de 6%.  Logo, dificilmente todas as pessoas que nos contrariam ou têm alguma atitude reprovável terão realmente algum transtorno. Às vezes é só o ser humano agindo mesmo, já que ele não é o "bom selvagem" que venderam para você.

De qualquer forma, é preciso ressaltar a associação entre esses transtornos e crimes bárbaros é uma coisa midiática. É o tal raio Hollywoodinizador.

Esse é apenas um POST informativo buscando algumas diferenças entre esses termos comuns. Qualquer diagnóstico deve ser feito por um profissional (psiquiatra ou psicólogo), pois acredite, não é algo simples.



As informações foram retiradas do MSD Manuals.


Comentários

Postagens mais visitadas