O segredo por trás da educação financeira


A realidade é que não há segredo.

Gastar menos do que se recebe, economizar para o futuro, fazer uma poupança, investir. A fórmula básica é essa, existem livros e mais livros, cursos, vídeos em youtube e vários blogs sobre o tema, entretanto ainda sentimos dificuldade em organizar nossa vida financeira.

Traçando um paralelo, é o mesmo que emagrecer. Sabemos o que precisamos fazer, todos querem saber O segredo, a grande dica para o emagrecimento, mas não há nenhum segredo. Para emagrecer (a não ser que haja alguma disfunção hormonal) é preciso seguir a dieta sem furar e praticar exercícios físicos. O resto cabe a motivação e comportamento do indivíduo perante a situação. Falta consciência sobre questões inconscientes que o impedem de seguir a "fórmula".

Tudo contribui para que ao errar na dieta ou nas finanças, a pessoa acredite que seja o erro, não que tenha cometido um erro. As chances de mudar o comportamento perante essas situações aumentam quando compreendemos essa pequena diferença. Quando acreditamos ser o erro, acreditamos que temos que invocar muita energia para mudar algo pois somos um fracasso, mas se entendermos que cometemos um erro, a energia será direcionada nessa correção, dando a sensação de algo possível e atingível. 





Texto escrito com base no artigo de Dr. Brad Klontz, Psy.D., CFP®, is a financial psychologist, an Associate Professor and Founder of the Financial Psychology Institute at Creighton University Heider College of Business, a Managing Principal of Occidental Asset Management (OCCAM). and co-author of five books on financial psychology, including Mind Over Money: Overcoming the Money Disorders That Threaten Our Financial Health.

Comentários

Postagens mais visitadas