Afinal, qual era o diagnóstico de Ted Bundy?



O fascínio sobre serial Killers no geral é inegável,  mas Ted Bundy é um caso à parte, ele é o arquétipo do "Psicopata" de filme. Pensando nisso, separei uma matéria que reuniu a opinião de diversos psicólogos que buscaram desvendar o perfil de um dos maiores assassinos da história. Não se trata de diagnóstico, mas hipóteses levantadas por profissionais.

Vale lembrar que o diagnóstico é dado por um profissional habilitado em ambiente clínico, através de testes e entrevistas com a pessoa. Ted Bundy nunca foi oficialmente diagnosticado, logo, o que temos são apenas especulações criadas a partir de seu comportamento e relatos de testemunhas.

Reuniram um grupo de 73 psicólogos na Universidade de Kentucky para estudar a saúde mental de Ted Bundy em 2007, e quase todos concordaram que ele tinha transtorno de personalidade antissocial (TPAS). Na verdade, quase 80 % da equipe acreditava que Bundy era um protótipo (um exemplo perfeito) do transtorno, verificando todos os seus critérios descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5).

De acordo com a American Psychiatric Association, os sintomas de Transtorno da Personalidade Antissocial incluem:

  • Egocentrismo.
  • Falta de empatia e remorso.
  • Incapacidade de manter relacionamentos íntimos.
  • Antagonismo (manipulador, enganoso, insensível e hostil).
  • "Desinibição" (irresponsável, compulsivo e de risco).

Cerca de 95 % dos psicólogos do estudo da Universidade de Kentucky acreditavam que Ted Bundy também apresentava sinais de transtorno de personalidade narcisista (NPD), que é definido pelo DSM-5, resumidamente como: 

  • Referência excessiva a outros para regulação da autoestima e / ou estabelecimento de metas com base na aprovação dos outros. 
  • Habilidade prejudicada de reconhecer as necessidades e emoções dos outros. 
  • Relacionamentos extremamente superficiais. 
  • Sentimentos de direito e superioridade e tentativas excessivas de atrair a atenção de outros.
Como é possível observar por seus relatos, seu comportamento no tribunal e relatos de quem convivia com ele, Ted Bundy era uma pessoa extremamente sedutora e o número de admiradoras que ganhou é um indicativo de seu charme superficial.

Outros psicólogos, como o Dr. Kirk Honda, indicaram que ele possuía os quatro elementos Obscuros: maquiavelismo/ narcisismo/ TPAS/ Sadismo.

Leia mais 👇

So, Exactly Which Mental Health Disorders Did Ted Bundy Have, Anyway?Calling all armchair psychologists. BY MARISSA GAINSBURG. MAY 6, 2019.

Manual dos Transtornos Mentais DSM_V.


O conteúdo apresentado aqui tem apenas propósito educativo e não deve ser usado para diagnóstico, o qual deve ser dado por um profissional habilitado como psiquiatra ou psicólogo.

A psicóloga Fernanda Landeiro indicou em seu Telegram dois documentários sobre Ted Bundy .

Ted Bundy Tapes - Netflix, que contém os relatos por parte do próprio Ted Bundy.

Ted Bundy: Apaixonada por um assassino - Prime Video. Conta a história a partir do ponto de vista das mulheres que se relacionaram com ele e suas vítimas.


Veja mais:






Comentários

Postagens mais visitadas