Barney Stinson é um narcisista?



Estava assistindo ao episódio 4 da 4 Temporada de How I Met Your Mother ontem quando Barney Stinson, meu personagem favorito e deliciosamente imperfeito, entra no apartamento e solta

"Bem, quem é o narcisista com problemas de apegos agora, Dr. Grossman?"

Bom, duas surpresas na verdade.

1. Ele recebeu algum diagnóstico na linha do Transtorno da Personalidade Narcisista, ou pelo menos traços de.

2. Ele fazia terapia!?

Segundo o DSM-V, Transtorno da Personalidade é:

"um padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desvia acentuada mente das expectativas da cultura do Indivíduo, é difuso e inflexível, começa na adolescência ou no início da fase adulta, é estável ao longo do tempo e leva a sofrimento ou prejuízo."

Pela própria definição, podemos dizer que se trata de um Transtorno dimensional. A pessoa pode não ter, pode ter traços ou pode ter todos os sintomas. O Transtorno da Personalidade Narcisista é, resumidamente, caracterizado por um padrão difuso de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia. Dificuldade em regular a autoestima e arrogância.

Ao longo da série podemos ver que Barney é "O Cara" que dorme até de terno. Está sempre atrás de novas conquistas, é um personagem sedutor, charmoso e carismático, sempre tem uma resposta ou regra para tudo e acredita ser o máximo. Ao mesmo tempo, quando recebe algum comentário negativo, parece super compensar com frases como "I'm awesome" ou jogos. Quando recebeu um feedback ruim sobre sua performance como Lover, perdeu até o Mojo. Ou seja, dificuldade de regular a autoestima.

Ele parece ter um apego inseguro, evitante, razão pela qual tem muita dificuldade de manter um relacionamento amoroso estável (leia mais: Apegados).

Indivíduos com TP Narcisista tendem a não ter muita empatia, mas no caso dele, parece haver ali uma empatia com relação aos amigos.

PS: não se trata de diagnóstico. As informações têm caráter informativo apenas com base nas informações da própria série.

Para diagnóstico procure psiquiatra ou psicólogo.


Terapias com boas evidências: DBT (Dialética Comportamental)  ou Terapia de Esquemas.

Comentários

Postagens mais visitadas