O que não te falaram sobre Autoestima

 


O que não te contaram sobre autoestima


A autoestima é um construto. Logo, não há exatamente um consenso sobre sua definição e diversos autores já falaram sobre ela. Inclusive, há psicólogos que defendem que ela não existe.

De qualquer forma, no geral podemos observar que é uma avaliação subjetiva que fazemos de nós mesmos, podendo ser positiva ou negativa. Podemos nos considerar capazes, bem-sucedidos e valiosos para nós mesmos e para o nosso meio, ou seja, as pessoas que convivem com a gente.

Seguindo uma linha cognitiva, podemos dizer também que a Autoestima envolve crenças sobre nós e sobre o mundo, que são construídas ao longo de nossa vida. As diversas interações com o ambiente colaboram para a construção dessas crenças e para nossas avaliações.

Lembra daquele dia que te chamaram de burro na aula de matemática? Pois é, isso pode ter influenciado sua autoavaliação e ajudado a construir crenças autossignificantes como

 "eu sou competente/incompetente."

Isso pode levar a emoções autossignificantes associadas como vergonha.

Embora seja um construto e tenha diversas teorias, podemos dizer de forma sucinta que a autoestima tem alguns pilares básicos:

[  ]  Autoimagem: como você se vê.

[  ] O que você pensa sobre você.

[  ] Autoeficácia: sua capacidade de resolver problemas.

[  ] Reforço: o quanto você reconhece duas capacidades quando atinge seus objetivos.

E como ter uma autoestima mais elevada?

Como mencionado acima, a autoestima também é construída a partir de interações com o ambiente. Logo, é necessário FAZER coisas para que se possa ter um conteúdo para avaliar.


  • Cuidar da aparência.
  • Saúde mental.
  • Corpo.
  • Treinar habilidades.
  • Estudar.
  • Interagir com pessoas.
  • Treinar Habilidades Sociais.


Tudo isso pode ser trabalhado por você e com a ajuda de um psicólogo. Aliás, baixa autoestima pode significar outras questões que precisam ser avaliadas por um profissional, portanto, não deixe de avaliar a possibilidade de buscar um psicólogo para te ajudar com isso.

Comentários

Postagens mais visitadas