A Hierarquia das Necessidades | Abraham Maslow

Às vezes sentimos que estamos em busca de algo, mas não sabemos exatamente o que é. Nos perguntamos qual o nosso propósito ou sentido na vida e chegamos a resposta nenhuma. Ao longo da história o homem buscou várias formas de explicar isso, seja por meio da religião ou filosofia. Não houve consenso. 

Foi aí que na psicologia alguns corajosos decidiram estudar as motivações do homem e organizá-las de forma a entendê-lo. Dentre esses corajosos temos o psicólogo americano, da linha humanista, Abraham Maslow. Ele fazia parte de uma vertente que tem uma visão mais humanizada da pessoa, que defende a liberdade de escolha do indivíduo.

Maslow então reuniu diversas abordagens a fim de entender os seres humanos e acabou criando a Hierarquia das Necessidades. Julgando que o homem está sempre em busca de algo mais, ele definiu que há, possivelmente, uma série de características e motivações que o eleva até a transcendência. Veja no post abaixo.


Ver essa foto no Instagram

Seguindo a linha humanista, Maslow analisava a experiência humana investigando as coisas mais importantes para nós: amor, esperança, individualidade e espiritualidade. Para realizar todo o seu potencial, o indivíduo precisa descobrir qual o seu verdadeiro propósito na vida. . . A hierarquia das necessidades reúne as qualidades e necessidades que ele observou em indivíduos bem-sucedidos para explicar o trajeto da motivação humana. De baixo para cima temos: - Fisiológica: comida, sono, exercício. - Segurança: segurança, estabilidade, saúde e dinheiro. - Amor e pertencimento: aceitação, amizade e relacionamento. - Autoestima: reconhecimento, respeito. Essas primeiras são motivadas por deficiência, e precisam ser satisfeitas para que a pessoa possa buscar as motivações por crescimento, que são 👇: - Cognitiva: conhecer e aprender. - Estética: beleza e estética. - Autorrealização: alcançar o potencial pessoal. - Autotranscendência: ligar-se a algo além de nós mesmo. Necessidade de se superar e buscar algo maior. . . . O Livro da Psicologia. São Paulo: Globo, 2012. . . . . #psicologia #psicologiahumanista #motivação #abrahammaslow

Uma publicação compartilhada por Daniele Freitas (@danielecsfreitas) em

Comentários

Postagens mais visitadas