NARCISO | NARCISISMO

 



Narciso isso era um dos homens mais belos da antiguidade. Todavia, vivia desprezando os avanços das belas donzelas e ninfas. Algumas versões dizem que seus pais consultaram um oráculo, que disse que Narciso teria uma vida longa caso nunca visse o próprio reflexo. 

Narciso, então, cresceu sem nunca ter visto o próprio reflexo. De qualquer forma, sua beleza conquistou muitos, mas ele era extremamente arrogante e não queria saber de ninguém. Até a ninfa Eco se apaixonou por ele e foi maltratada. Um dia, uma donzela tentou atrair sua atenção sem sucesso, então ela decidiu pedir para os deuses que Narciso viesse a saber o que é amor não correspondido. 

A deusa da vingança, Nêmesis, ouviu sua prece e agiu. Então, certo dia, Narciso decidiu descansar perto de uma fonte clara, cuja água parecia prata, e decidiu beber a água dessa fonte. Ao se debruçar, deu de cara com sua própria imagem refletida e pensou que era uma belo espírito daquela região. Apaixonou-se por si mesmo e por ali ficou, admirando a imagem até que morreu e se transformou em uma bela flor.

Narcisismo

Narciso simboliza a vaidade e a insensibilidade.

O olhar autorreferente e a falta de empatia.

Tanto que hoje dá nome ao Transtorno de Personalidade Narcisista. Caracterizado principalmente pela sensação exagerada de grandiosidade, dificuldade para regular a autoestima, necessidade de louvação, falta de empatia, sentimentos de inveja e convicção de outros o invejam.


(MSD MANUALS) 

Na psicanálise, o narcisismo não é visto necessariamente como transtorno, mas também traz a ideia da descoberta de si mesmo. O mito de Narciso descreve o drama da individualidade. Mostra a profundidade de um indivíduo que toma consciência de si mesmo, em si mesmo e perante a si mesmo. Para Freud, o narcisismo funciona como elemento constitutivo do amor-próprio, destinado à autopreservação do sujeito. Para ele, colabora com o desenvolvimento humano.


Comentários

Postagens mais visitadas