4 Dicas para lidar com Críticas

geralt / 23110 images


A primeira coisa que temos que reconhecer é que provavelmente irá doer no primeiro momento, a pessoa tendo razão ou não. Somos animais sociais e buscamos segurança no grupo, ser apontado como errado coloca nossa posição em risco. Depois disso, temos que investigar como recebemos essa crítica. Passado o primeiro momento, temos que respirar e analisar algumas coisas.

1. Buscar estratégias para se acalmar. Em seguida analisar: o comentário veio de quem? 

2. Fez sentido ou não? 

3. Era uma crítica razoável ou foi feita de forma maldosa? 

4. Ou ainda, será que você interpretou como maldade algo que objetivamente possa não ser maldade? 

1. a) Se o comentário foi feito por alguém que não te conhece, por meio da internet, a pessoa nem foto de perfil tem, tenha em mente que fala muito mais dela do que de você.

A pessoa pode estar usando aquilo como escape para alguma dor dela, e viu na sua exposição uma oportunidade. 

b) Veio de alguém que você admira, que já teve muitas conquistas ou é seu chefe.

Talvez seja hora de escutar, o que não significa aceitar comentários maldosos. Talvez a pessoa tenha tentado te passar algo e não foi assertiva. Neste caso, dá para abrir espaço para ouvir e avaliar o que foi dito.

2. Avaliação do que foi dito.

Nessa fase, você pode pegar aquilo que foi dito, avaliar como fez você se sentir e porquê você sentiu aquilo. Cabe perguntas como:

- Por que me senti assim?

- Fiquei mal pelo conteúdo do que a pessoa falou ou por ter recebido uma crítica? 

3 e 4. Diz respeito a forma como você se enxerga ou como gostaria que as pessoas te vissem. 

Por que você entendeu como uma ataque pessoal ao invés de uma tentativa de te ajudar a melhorar? Será que existe aí um perfeccionismo ou profundo desejo de agradar?

Se a crítica foi razoável, por que não enxergá-la como uma oportunidade de melhorar?

A forma como recebemos a crítica vai depender muito da nossa história, das nossas particularidades e do momento que estamos passando. Por exemplo, uma pessoa que está sempre sendo dura consigo mesma, que está sempre se criticando, pode entender a crítica como uma evidência de sua incompetência ainda que, objetivamente falando, essa crítica não tenha respaldo na realidade e possa ser injusta. 

É aqui que precisamos avaliar a nossa percepção sobre a situação, e é aqui que um Psicoterapeuta poderá ajudar a investigar o que nos leva a receber a crítica de forma fatalista e pode nos ajudar a "treinar" ou dessensibilizar para que possamos avaliar a situação. 


Comentários

Postagens mais visitadas