Psicologia Positiva, o que é isso?




A princípio a psicologia surgiu para reduzir a miséria e conflito, além de ser extremamente determinista. Nesse contexto, a Psicologia Positiva surgiu para trabalhar questões como felicidade, livre arbítrio, consciência e virtude. Martin Seligman, seu fundador, observou que, segundo a literatura, o mau é mais forte que o bom. 

Por exemplo, se você posta nas redes e recebe 20 comentários bons e 1 comentário ruim, sua atenção vai direto para o ruim. 

Faz parte da história do nosso desenvolvimento e seleção natural. A humanidade teve que passar por muita coisa para chegar no nível de desenvolvimento atual que permitiu que parassemos para pensar na felicidade e no quanto o sol está belo. Hoje podemos curtir o friozinho, antes isso significava a morte. Logo, pensar coisas ruins te preparava para o pior e consequentemente você sobrevivia. Ou seja, não dava para ser otimista, caso contrário você morreria por negligência.

Hoje temos o privilégio de viver em um mundo mais favorável e podemos encontrar estratégias para desfrutar das coisas boas. Contudo, nosso funcionamento ainda está voltado para o negativo e temos dificuldade de reforçar aquilo que é positivo.

Podemos crescer a partir de ventos ruins inclusive. Existe até mesmo um termo chamado Crescimento pós-traumatico, que significa tirar algo de bom após algo ruim. Ou seja, a própria literatura na área da psicologia indica que podemos nos desenvolver pessoalmente após eventos traumáticos.

Isso não é algo exatamente novo. A busca pelo bem-estar já está na casa do milênio. Confucio ressaltou a importância das relações sociais adequadas. Sócrates aplicou métodos de investigação para entender como viver bem. Abraham Maslow criou conceitos que foram organizados em uma pirâmide de realização pessoal.

Desde então, cientistas buscam entender o que nos leva a ser positivos, o que nos faz bem, se a forma como pensamos influencia na nossa saúde (a Terapia Cognitivo-Comportamental já indicou que sim!). Como é o funcionamento de pessoas que se sentem desamparadas e se o desamparo pode ser aprendido.

Segundo o professor Martin Seligman, Quando coisas ruins acontecem com você e nada do que você faz importa, você deixa de tentar." Essa é a chave do desamparo.

A psicologia positiva então busca entender o funcionamento foi nosso desamparo e técnicas para que a saúde mental deixe de ser apenas algo apenas voltado para aliviar a dor e passe a ser algo que foca na saúde como um bem-estar.  

Ela estuda técnicas que podem nos ajudar a encarar a vida de forma mais positiva. Dentre elas, uma indicada pelo professor PhD. Martin Seligman é escrever diariamente coisas positivas que aconteceram no dia e porquê elas são boas. Isso pode ajudar a elevar o seu nível de satisfação.

Fonte:

 Positive Psychology: Dr. Martin Seligman's Visionary Science. Coursera. 

Comentários

Postagens mais visitadas